sexta-feira, 1 de abril de 2016

A história e uma receitinha das Carolinas



As carolinas derivam dos profiteroles, que tem origem do século XVI, criada por um chef italiano a pedido da rainha da França, Catarina de Médice, que apesar de ser rainha francesa tinha origem italiana.
Os profiteroles, nesta época eram feitos com a pâte a choux e coberto com calda de açúcar. Este doce se perpetuou na França tornando-se popular até os dias atuais, há quem diga que os profiteroles estão para os franceses o que os brigadeiros estão para os brasileiros.
Como tudo no mundo se transforma e se adapta, no século XIX, os profiteroles sofreram uma releitura feita pelo maior especialista em pâte a choux que existiu – Antoine Careme, um chef francês que aperfeiçoou os profiteroles recheando–os com o créme patissière(creme usado nos sonhos de padaria) ou créme chiboust (creme patissière acrescido de rum e merengue) e coberto com fondant de açúcar ou calda de chocolate, modificou também o formato que passaram a ser compridos como um dedo.
Apesar da releitura, seguiu com nome de profiteroles. Vinte anos após a morte do chef Antoine Careme, surgiu o nome éclair – significa relâmpago em francês- que numa propaganda do doce nas confeitarias francesas, dizia-se que ao provar os profiteroles que de tão bom, se comia num relâmpago e assim os profiteroles com a releitura de Careme passaram a ser chamados de éclair e surgiu o ditado popular francês: “Et un bon éclair se dévore toujours en un éclair!” (E uma boa bomba se devora sempre em um relâmpago).
No Brasil adotamos o nome bomba para o éclair, dos países ocidentais somente o Brasil e Espanha não adotam o nome original do doce, sendo chamado na Espanha de Papito.
E no Brasil foi feita uma releitura onde a bomba voltou ao formato original, foi recheada com doce de leite e passou a ser chamada de Carolina, mas quem fez essa releitura? Quem denominou a bomba de Carolinas? Pesquisei em sites, livros, questionei a alguns amigos e só sei que nada sei e o mistério continua. Por que as carolinas são chamadas de carolinas? Se alguém souber, por favor, conte pra gente e desvende esse mistério.
 
Receita Carolinas de Doce de Leite

Ingredientes
  • 1 xícara (chá) de água
  • 3 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 1 colher (chá) de Sal
  • ½ colher (chá) de Baunilha
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 3 ou 4 ovos
  • Doce de Leite
  • Chocolate
Instruções
  1. Em uma panela coloque a água, manteiga e deixe ferver.
  2. Assim que ferver junte o sal, açúcar, baunilha e a farinha de trigo e misture até que tudo se transforme em uma massa bem lisinha e que se solte do fundo da panela.
  3. Transfira a massa para uma tigela e junte 1 ovo por vez misturando muito bem com uma espatula até que fique bem incorporado.
  4. Leve a massa para gelar e assim que estiver bem gelado coloque em um saco de confeiteiro com um bico pitanga grande e modele as carolinas em uma forma untada e enfarinhada e leve para assar por cerca de 50 minutos em forno preaquecido a 180°C ou até que fique bem bem bem dourado.
  5. Deixe esfriar, corte ao meio e recheie com doce de leite e depois passe a "tampinha" no chocolate derretido.
Observações
RECHEIO: Use o que gostar, pode ser chocolate, creme de confeiteiro, goiabada e etc.
OVOS: Não demore para misturar pois a massa ainda esta quente então mistura sem parar para que não cozinhe os ovos.
SAL: A ideia é ter uma massa neutra, mas se quiser uma massa mais docinha use só açúcar.
CONSERVAÇÃO: Consuma em no máximo 2 dias, essa é uma massa com base em ovos então ela não dura muito tempo fora da geladeira e na geladeira ela vai ficar durinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário