terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Petit Gateau: um pouco de história e receita


Hoje vamos falar de outra sobremesa que vem fazendo muito sucesso atualmente, o Petit Gateau.


A origem do Petit Gateau é bastante controversa, pois existem várias histórias diferentes de como ele surgiu. Em alguns lugares é dito que a sobremesa foi criada na França, em outros se atribui a criação a um chef frânces radicado em Nova Iorque que errou na quantidade de farinha para fazer bolinhos. Mas uma das versões mais aceitas é de que o Petit Gateau surgiu por causa de um erro de um aprendiz de chef nos Estados Unidos que aqueceu demais o forno para preparar bolinhos de chocolate. Não importa qual é a origem verdadeira do bolinho de chocolate com recheio mole, o fato é que ele é um sucesso mundial.

Essa sobremesa chegou ao Brasil em meados dos anos 1990 quando os chefs de cozinha franceses, Erick Jacquin e Michel Brás, começaram a produzi-la em restaurantes de São Paulo. Hoje em dia ela está tão difundida que até algumas redes de fast food contam com ela no cardápio. A fama do Petit Gateau também levou outros cozinheiros a inventarem novas versões com diferentes sabores e recheios, mudando assim a receita ao redor do mundo.


Receita Petit Gateau tradicional

Ingredientes:
200g de chocolate meio amargo
2 colheres de manteiga sem sal
¼ de xícara de chá de açúcar
2 colheres de sopa rasas de farinha de trigo
2 ovos inteiros sem a pele da gema
2 gemas

Modo de preparo:
Derreta o chocolate em banho-maria.
Junte os outros ingredientes ao chocolate derretido e misture tudo com uma espátula.
Unte as forminhas com manteiga e trigo e despeje a massa.
Pré-aqueça o forno e leve para assar de 6 a 10 minutos em fogo alto até os bolinhos crescerem, mas o meio deve ficar molinho.
Desenforme e sirva ainda quente.

Deve ser servido com sorvete, o mais usado é o de creme, mas todos os sabores que combinem com chocolate são uma boa opção. Muitos restaurantes também colocam calda de chocolate ou morango para acompanhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário