Vou direto ao assunto porque com ele é assim: rápido, prático e objetivo. Sem enrolação e nem floreios.
Receita de Brigadeiro de Colher
Ingredientes:
1 lata de leite condensado (de boa qualidade, sempre!)
2 colheres (sopa) bem cheias de chocolate em pó (pode usar achocolatado mas o chocolate é bem melhor)
1 colher (sopa) de manteiga extra sem sal (também vem escrito “extra” na embalagem, além do “sem sal”)
3 colheres (sopa) de creme de leite (na verdade você é quem vai saber a quantidade)
Modo de preparo:
Misture os ingredientes em uma panela (menos o creme de leite). Se a manteiga estiver em temperatura ambiente, ótimo. Se estiver gelada, ela vai derretendo conforme for esquentando.
Leve ao fogo baixo e comece a mexer pacientemente. Dê um telefonema para colocar o papo em dia com alguém enquanto isso. Vai demorar uns 10 minutos e não pode parar de mexer. Foco no fundo e não se esqueça dos cantos.
Vai ficar tudo meio aguado, depois vai começar a ficar meio “espumoso” (quano ferver) e, logo em seguida, vai começar a encorpar.
Quando você sentir que a massa (é assim mesmo, chamamos “massa do brigadeiro“) está mais pesada para mexer, deve estar ficando pronto. Ela vai se soltar do fundo. Se você der uma virada de leve na panela, vai ver que a massa vai escorregar sem grudar (use este recurso se tiver usado mais de uma lata de leite condensado, porque fica mais difícil ver o fundo só usando uma espátula).
Pronto, desligue o fogo e acrescente o creme de leite.
Misture bem até ficar tudo da mesma cor, bem homogêneo e deixe esfriar! Se bem que pode comer quente também, aí é com você!
O creme de leite vai deixar seu brigadeiro bem mais cremoso e a quantidade que você usar é que vai determinar essa cremosidade. Uso essas 3 colheres (sopa) mas, como vou acrescentando uma por uma e misturando aos poucos, acabo resolvendo a quantidade “no olho”.
Ah, eu gosto de usar chocolate (o amargo cai bem, 2 quadradinhos é mais do que suficiente para 1 lata de leite condensado) e licor (1 colher de chá) de chocolate. Invente também, é só misturar com os outros ingredientes. Se for algo oleoso (tipo castanhas e outras oleoginosas), acrescente no final, quando o brigadeiro já estiver pronto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário