A história e como foi inventado o mais famoso e apreciado docinho de festa.
O Brigadeiro foi inventado no Brasil depois da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Naquele tempo, era muito difícil conseguir leite fresco e açúcar para se fazer receitas de doces. Aí, descobriram que a mistura de leite condensado e chocolate resultava em um docinho bem gostoso (Brigadeiro para presidente).
Ainda faltava dar um nome para o novo doce. Na mesma época, aconteciam as eleições para presidente do Brasil, e um dos candidatos era o Brigadeiro Eduardo Gomes. Na campanha, ele utilizava uma propaganda engraçada, que ficou na boca do povo: “Vote no Brigadeiro que é bonito e solteiro”. Suas eleitoras batizaram o doce em homenagem ao candidato.
As mulheres que trabalhavam na campanha, em vez do “santinho” tradicional do candidato, distribuíam o docinho para ganhar votos.
Com o tempo, o brigadeiro foi ficando cada vez melhor. Para enfeitá-lo e deixá-lo mais saboroso, foi inventado o chocolate granulado.
Depois, outra receitas foram criadas a partir da original.
Em outros países nosso brigadeiro é conhecido como “trufa brasileira”.
Agora aproveite e experimente fazer a receita tradicional:
Ingredientes
1 colher (sopa) de manteiga
1 lata de Leite Condensado
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 xícara (chá) de chocolate granulado
Manteiga para untar
Modo de Preparo
Veja como fazer brigadeiro caseiro: em uma panela, coloque a manteiga, o Leite condensado e o chocolate em pó . Misture bem e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até tudo se desprender do fundo da panela (o tempo corresponde a cerca de 10 minutos). Retire do fogo, passe para um prato untado e deixe esfriar. Com as mãos untadas, enrole bolinhas e passe-as no granulado. Sirva em forminhas de papel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário